domingo, 1 de maio de 2011

Samir campeão Intercontinental WBC em Rio Grande

O primeiro título internacional da carreira de Samir dos Santos, 30, não poderia vir em outro lugar, senão sua amada terra chamada Rio Grande.


Com golpes eficientes e precisos o rio-grandino derrubou duas vezes o uruguaio Ruben Diaz, 33, para vencer no quarto round a luta que lhe rendeu o cinturão Mundo-Hispano do Conselho Mundial de Boxe (CMB) categoria médio (72,5k).

O combate levou cerca de dois mil rio-grandino ao ginásio Farydo Salomão, promovendo uma grande festa no sábado à noite.

Nas lutas preliminares, o boxe amador mostrou a força dos gaúchos e principalmente dos meninos que fazem parte do Projeto Social Punhos de Esperança. Primeiro foi a vez dos menores fazerem uma breve apresentação.

Na sequência os adolescentes realizaram lutas contra adversários vindos de todas as partes do estado. Destaque para o menino Fabricio Alves de 15 anos, integrante do Projeto Punhos de Esperança, que foi muito melhor do que seu adversário, vencendo por nocaute técnico e levantando o público presente no ginásio.

Combate pelo título Mundo-Hispano

Samir dos Santos (27-7-3, 19KOs) utilizou o primeiro round para estudar seu adversário e já como uma prévia do que viria a acontecer, seus golpes foram eficientes em relação ao adversário Ruben Diaz (37-20-4, 20 KOs). No segundo round Samir se impôs e em uma troca violenta de golpes, levou o uruguaio a ficar de joelhos, abrindo contagem até oito, quando Diaz ficou em pé e prosseguiu no combate.


No terceiro round o rio-grandino acertou novos golpes, acelerou o ritmo e manteve a dianteira na pontuação, mesmo com Ruben Diaz mostrando a potência do seu braço esquerdo e buscando o agarrão (clinch) para recuperar energia. No quarto round o uruguaio tentou inverter a guarda para confundir Samir, mas a sequência de golpes não foi suficiente para mantê-lo na luta.

Em nova troca de socos Samir levou o adversário para as cordas e levou-o ao solo com um cruzado de direita, sem recuperação. O uruguaio ainda tentou voltar a luta, depois da contagem do árbitro Felipe Turnes, mas seu técnico optou por atirar a toalha no ringue e a luta foi encerrada aos 2min36seg.

Com o cinturão garantido restou a Samir saborear os momentos de glória junto a sua equipe, liderada pelo técnico Paulo Lima. Já com o cinturão no corpo, entregue pelo homologador do combate Jorge Bueno, o pugilista agradeceu o público presente mostrando o cinturão e gritando, "é nosso, é nosso, é rio-grandino e vai ficar por aqui por muito tempo".

Por cerca de uma hora Samir ainda ficou em cima do ringue batendo fotos com fãs e crianças, revelando todo seu carisma e carinho com os expectadores que lhe prestigiaram. “Estou satisfeito com minha apresentação e espero continuar servindo de referência aos mais jovens de minha cidade”, festejou Samir dos Santos, enquanto se encaminhava para o vestiário. O novo detentor do título Mundo-Hispano tem o patrocínio de Reparmar, Embrasmaqui e PromedCall.

Por José Finkler
finkler@jornalagora.com.br

Um comentário:

  1. PARABÉNS SAMIR!
    Esse é o meu treinador e meu ídolo!

    Ótimo post - valeu!

    ResponderExcluir